rdfs:comment
| - Vidyā, vocabolo sanscrito dal significato di conoscenza. Vidyā, nell'Induismo, è anche un epiteto della dea Sarasvatī, Dea del Sapere. (it)
- 明(梵語:विद्या,羅馬化:vidyā,巴利語:vijjā),佛教術語,意指智慧、知識,其相反詞為無明。在古印度,明有很多個意思:它包括 1.知識、2.智慧之意,也可以用來指某種特別技術、科學知識、學問,對於神祕力量的學問也稱為明,如咒語、占星等。 (zh)
- Vidya tem muitos significados distribuídos no Budismo, Pali, Hinduísmo, Sânscrito, Jainismo , Prakrit, na história da Índia antiga, Marathi, Hindi, havendo conceitos questionáveis devido amplitude do termo e das diferentes interpretações das filosofias indianas. Um dos significados de Vidya, em sânscrito, significa "sabedoria", mas também “conhecimento, verdade, ciência”. A palavra provém da raiz "Vid", a mesma que origina a palavra Veda. Como a maioria das palavras em Sânscrito terminadas em "a", é um vocábulo masculino. É também um dos nomes de Sarasvati, a deusa hindu do conhecimento. (pt)
|
has abstract
| - Vidyā, vocabolo sanscrito dal significato di conoscenza. Vidyā, nell'Induismo, è anche un epiteto della dea Sarasvatī, Dea del Sapere. (it)
- Vidya tem muitos significados distribuídos no Budismo, Pali, Hinduísmo, Sânscrito, Jainismo , Prakrit, na história da Índia antiga, Marathi, Hindi, havendo conceitos questionáveis devido amplitude do termo e das diferentes interpretações das filosofias indianas. Um dos significados de Vidya, em sânscrito, significa "sabedoria", mas também “conhecimento, verdade, ciência”. A palavra provém da raiz "Vid", a mesma que origina a palavra Veda. Como a maioria das palavras em Sânscrito terminadas em "a", é um vocábulo masculino. É também um dos nomes de Sarasvati, a deusa hindu do conhecimento. Designa ainda uma linha de Yoga com orientação Tantra-Samkhya, denominada originalmente como Raja Vidya Yoga, mais conhecida na atualidade apenas como Vidya Yoga. Vidya é considerado por Shankara como sendo a raiz da libertação (moksha) e a maioria das escolas de Vedanta corroboram essa tese do Acarya. Segundo esta tendência, jnana é a disciplina religiosa que busca alcançar vidya através do método do inquirir racional, o “neti, neti,” pelo estudo do Brahma-sutra e textos corolários como os Upanishadas e Vedas (shruti). A tese mais aceita pela maioria das linhas filosóficas hinduístas atuais é que moksha ou a libertação do ciclo de nascimentos e mortes (samsara) é alcançada com Vidya e direcionada por Bhakti, quando há o final abandono do karma, do conceito de aham e mamata. As escolas de Vedanta, com orientação monástica, rejeitam enfaticamente a chamada “-vidya”, ou o vidya adquirido através de processos tântricos como o yoga-vidya e outros, como método veraz de moksha. As escolas tântricas buscam a obtenção de Vidya através de diversas formas, através do estudo, meditação, karma, práticas, rituais, etc. Segundo o mestre Swami Pashupati “o conhecimento (Jñana) sem a prática (Yoga) é inútil. A prática sem o conhecimento não é perfeita. Jñana e Yoga andam juntos e formam a união perfeita do conhecimento superior (Vidya) e da prática superior. Isso resulta no poder de autorrealização espiritual do homem.” (pt)
- 明(梵語:विद्या,羅馬化:vidyā,巴利語:vijjā),佛教術語,意指智慧、知識,其相反詞為無明。在古印度,明有很多個意思:它包括 1.知識、2.智慧之意,也可以用來指某種特別技術、科學知識、學問,對於神祕力量的學問也稱為明,如咒語、占星等。 (zh)
|