rdfs:comment
| - Eudes Assis (from Boiçucanga, São Sebastião, São Paulo, Brazil) known as Chef Eudes, is a chef known in the Brazil for using ingredients of "caiçara" culture. (en)
- Eudes Amorim Assis (São Sebastião (São Paulo)) conhecido como chef Eudes Assis, é conhecido no cenário brasileiro da Gastronomia por utilizar principalmente ingredientes da culinária caiçara. Veio de uma família com muitos irmãos e sua mãe foi a grande inspiração, aprendendo com ela tudo sobre preparação de peixes e principalmente a amar a . A bagagem adquirida, contribuiu para o aperfeiçoamento da sua técnica que é direcionada para a utilização de ingredientes regionais, como taioba e banana, frutos do mar, e peixe seco, típicos da região caiçara. (pt)
|
has abstract
| - Eudes Assis (from Boiçucanga, São Sebastião, São Paulo, Brazil) known as Chef Eudes, is a chef known in the Brazil for using ingredients of "caiçara" culture. (en)
- Eudes Amorim Assis (São Sebastião (São Paulo)) conhecido como chef Eudes Assis, é conhecido no cenário brasileiro da Gastronomia por utilizar principalmente ingredientes da culinária caiçara. Veio de uma família com muitos irmãos e sua mãe foi a grande inspiração, aprendendo com ela tudo sobre preparação de peixes e principalmente a amar a . Aos 13 anos começou como lavador de pratos em um restaurante em Cambury, mas logo passou para a cozinha auxiliando grande chefs. Em 2002, ingressou como estagiário no famoso Restaurante Fasano, em São Paulo e depois no Gero. Em 2006 passou 6 meses na França, no Le Cordon Bleu, escola de culinária, um templo da gastronomia mundial. Estagiou em alguns restaurantes pela Europa, e em seguida passou 4 anos como chef a bordo de um iate particular, conhecendo diversos países, sua culinária típica, e seus ingredientes. Foi nessas viagens que ele percebeu o quanto os cozinheiros "defendiam" a cozinha local, que faz parte da cultura de cada região, bem como dos ingredientes produzidos em seu entorno. Isso foi ao encontro do que ele já pensava, no regaste da culinária caiçara, tão rica e saborosa. A bagagem adquirida, contribuiu para o aperfeiçoamento da sua técnica que é direcionada para a utilização de ingredientes regionais, como taioba e banana, frutos do mar, e peixe seco, típicos da região caiçara. Em 2010 ganhou o prêmio de chef revelação da . Já colaborou com chefs famosos da gastronomia brasileira e mundial, como Ferran Adrià, Alain Ducasse e . Em fevereiro de 2015 abriu no Sertão de Cambury o @Taioba Gastronomia, restaurante e catering. A cozinha caiçara tem destaque em pratos como o Arroz lambe lambe e o PF Caiçara com peixes que vem das redes dos pescadores locais. (pt)
|